terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sorte vs Destino

Sempre acreditei que cada pessoa tinha um destino marcado. E que cada pessoa de uma forma mis ou menos mais rápida iria encontrar esse destino ao fim de algum tempo. Como é obvio não falo da morte pois esse é o destino de todos nós. Falo sim daquilo que somos, do que fazemos ao longo da nossa vida.

No entanto, com os acontecimentos dos últimos tempos acredito agora que o destino pode ser adulterado/modificado/transformado pelo factor SORTE ou, em alguns casos, pela falta dela. Lembro-me agora de um caso hilariante que se passou com um amigo meu e que, segundo ele, lhe pode ter alterado o rumo da sua vida profissional.


Ia ele para uma entrevista de emprego numa grande e importante multinacional instalada e Portugal, para uma função de Direcção, algo que a acontecer lhe mudaria por completo a sua vida. Na deslocação para a entrevista e a escassos metros de entrar no edifício, levou com um dejecto de pombo mesmo em cima do fato, por sinal, o seu melhor fato, e mesmo na zona do peito, o mais vísivel possíel. Entre as ofensas à SORTE, tinha que decidir o que fazer. Ir à entrevista e ter que explicar o sucedido correndo o risco de fazer má figura ou não ir. Não foi. E nesse momento pode ter adulterado aquele que podia (e pode) ser o seu destino.

Muitos pensarão que não ter ido para aquela multinacional era o seu destino. Pode ser. Aliás todos os acontecimentos que tenho tido ao longo dos ultimas semanas podem ser questionados a esse nível. Foram (má) SORTE ou foi o destino?

- Ficar doente (acamado) numa numa altura em que teria uma possibilidade de promoção é SORTE ou é o Destino?

Confesso que neste últimos dias tenho tido alguma dificuldade em conseguir responder a este tipo de questões.


Feeling (Sem SORTE!)

1 comentário:

nina disse...

Eu sou suspeita em dar opinião pois sempre acreditei no destino, por isso acho que a "má sorte" ou azares é uma forma de o destino actuar, se bem que acredito também na teoria do caos, vi há um tempo atrás um filme sobre isso mesmo (curioso como apenas uma única acção pode mudar tudo drásticamente!)em que determinados "azares" nos podem levar por outros caminhos. Vejo a vida como uma espécie de corredor com N de portas, a primeira que abrirmos será decisiva para o nosso futuro. A pergunta que sempre me faço é porque é que decidimos abrir uma e não outra?! Seremos capazes de mudar o nosso destino ou não e que independentemente do que façamos nada mudará?...