terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nacionalismo?

O PNR (Partido Nacional Renovador) teve a infeliz ideia de afixar o cartaz da imagem na cidade de Lisboa. É isto Nacionalismo?? Não sei como ainda é possível, nos dias de hoje, que ainda existam mensagens de apelo ao racismo e xenofobia. A situação ainda tem mais impacto num país de emigrantes como o nosso. Esta mensagem é revoltante para os portugueses que cá estão mas sobretudo para os emigrantes portugueses.

Admito que a imigração poderá trazer problemas à sociedade. Sei que uma parte substancial do aumento dos crimes graves são cometidos por imigrantes, no entanto não se pode generalizar. Não se pode, por causa de um número reduzido, culpar-se o todo. Cá como lá também existem pessoas boas e outras que nem por isso.

Apesar de não gostar do estilo, nem ser seguidor do seu partido (aliás acho que não sou de nenhum), concordo com a atitude do vereador José Sá Fernandes. Há coisas pelas quais vale a pena combater. A igualdade e o combate ao racismo e à xenofobia são algumas delas.

(Feeling: Crítico)

1 comentário:

nina disse...

É ultrajante!. Os portugueses (ou melhor alguns deles!) parecem ter esquecido que (sempre) fomos um país de emigrantes, desde o brasil até ao velho continente, não esquecendo os "retornados"! Sempre houve portugueses que deixaram as suas terras em busca de uma vida melhor, porque não deixar também a oportunidade aos demais?!!! O país vai muito mal, mas também não se pode atribuir as culpas de tudo o que acontece aos "de fora". Abomino nacionalismos e patriotismos de meia tijela!