sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Um culpado para a Crise...

Facto:

Apesar da crise, os cinco maiores bancos portugueses (CGD, BCP, BES, BPI e Santander Totta) conseguiram lucrar ao todo 1.731 milhões de euros, o que representa um ganho de 4,7 milhões de euros por dia!!!! (in www.agenciafinanceira.iol.pt).

Mesmo assim tiveram quebras significativas nos lucros. Coitados....

Estamos a falar de lucros e não receitas, ou seja, o que sobra depois de todos os encargos que os bancos têm. 4,7 milhões por dia!!!! e se este número representa uma quebra imaginem o que era antes (segundo a noticia 8 milhões por dia).

Por isso não percebo porque surgem outras noticias onde as empresas (e particulares também)reclamam que os bancos não estão a emprestar dinheiro que as permitiria passar melhor por esta crise. Esta situação tem especial impacto no mercado imobiliário. Cooperativas de Habitação estão a pedir insolvência porque os bancos recusam empréstimos quer aos particulares que não conseguem assim comprar casa, quer às próprias cooperativas que necessitam desses empréstimos enquanto não vendem as casas. Ora isto vai tornar-se uma pescadinha de rabo na boca, e jamais se conseguirá sair desta irritante e profunda crise.

O pior é que essas cooperativas têm activos (casas para vender) de valor superior aos empréstimos que já têm nos bancos. Gostava de ver a responsabilidade de vender nos bancos. Queria ver se eles não emprestavam logo dinheiro às pessoas....era logo na hora.

Se nem com o aval do estado lá vai....

1 comentário:

nina disse...

Bah!... "Tadinhos" que pena que tenho deles. Bancos e companhias de seguros são todos um bando de sangue sugas!