segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

17 anos!!!

Foi este o tempo que Eluana Engaro esteve em estado vegetativo desde o acidente rodoviário que a deixou em coma em Janeiro de 1992. 17 anos! 17 anos de sofrimento, de dor, de viver(?) sem esperança... Morreu ontem de noite. E desculpe-me quem ficar ofendido, mas digo finalmente.

Há 10 anos que o seu pai lutava pelo direito à morte assistida, pelo direito de parar o sofrimento de quem amava, ama e amará até ao fim dos seus dias. Mesmo não tendo a sua presença física. Que vida(?) era aquela? Que qualidade de vida tinha ela e os seus familiares? Que legitimidade têm aqueles que defendiam a manutenção de uma condição completamente absurda e precária em termos de saúde e sofrimento?

Temos de ser egoístas ao ponto de queremos manter um corpo físico perto de nós? Mesmo que não passe disso mesmo, ou seja, sem que haja um efectiva relação de proximidade com quem está numa situação como a de Eluana? Se um dia eu estiver na situação de Eluana quero ter o meu direito a morrer. Quero que alguém possa tomar essa decisão sem que por isso possa ser responsabilizado.

Muitos dos que defendem que jamais deve existir o direito à morte assistida perguntam o que faríamos se tivessemos alguém numa situação como a de Eluana. Eu já fiz essa reflexão e sei que por mais dificil que fosse, tomaria a decisão de acabar com o sofrimento da pessoa em causa. Pensaria apenas nos momentos bons que teria passado com essa pessoa. Pensaria nela em primeiro lugar. Digo isto pois acredito e sei que aqueles que amo e estão à minha volta também pensam assim.

Admito, sou "fraco" no que diz respeito a suportar o sofrimento e a dor. Sou daqueles que defendem que a vida jamais deve ser sofrida....Quem sabe um dia eu possa e consiga explicar melhor a génese deste post. Quem sabe um dia a sociedade esteja pronta a falar deste tema sem receios e ideias arcaicas e pré-concebidas.

6 comentários:

moonlover disse...

Eu também desejo que alguém possa tomar a decisão sem ser julgado por isso.

Bom post!

um beijo,
moon

nina disse...

17 anos de morte! E só agora a família e os amigos puderam fazer a cerimónia fúnebre!!!
Beijo e uma boa semana para ti

Rak disse...

Blue concordo contigo totalmente :) devemos ter o direito a morte como temos o direito a vida... porque uma vida em desespero em sofrimento e sem liberdade não é uma vida... ha muita gente pos esse mundo fora a ser mantido ligado a máquinas apenas porque alguém os quer cá... é verdade que tambem ha casos de milagres... mas devemos sempre ter o direito a escolha...
Ps. desculpa nao tenho ca passado porque acompanhei a minha amiguita na recuperação mas estou de volta :) beijinhos...

Blue Moon disse...

Moon, acho que mais dia menos dia este tema tem de ser discutido. E aí cabe a cada um de nós fazer com que esse direito pode ser exercido livremente.

Beijo

Blue Moon disse...

nina, estou inteiramente de acordo.

Boa semana também para ti.

Beijos.

Blue Moon disse...

Rak, por experiência própria custa-me muito acreditar em milagres...

Espero que a tua amiguinha esteja já totalmente recuperada. É bom ter-te de volta por aqui.

Beijo