segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dia Mundial do Não Fumador

Hoje é o Dia Mundial dos Não Fumadores. Por isso deixo aqui alguns dados sobre este tema:

- Mais de 13 mil portugueses morreram no ano passado devido a doenças respiratórias. Nos hospitais foram internados 93 mil, mais 8% do que em 2006, refere o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias. Destas, 12 615 podem ser atribuídas ao tabaco.

- Provocada em 85% dos casos pelo tabaco, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica continua a ter um peso elevado na saúde. Afecta 5,3% dos homens e 4,1% das mulheres.

- O cancro do pulmão mata em Portugal 2500 pessoas por ano, o que representa 20% das mortes por doenças oncológicas.

- Um quinto da população portuguesa continua a fumar. A prevalência é maior nos grupos mais jovens (36% dos 35 aos 44 anos).

- É responsável por 30% das mortes por cancro e 90% das mortes por cancro de pulmão. Dos quase 5000 componentes do tabaco, mais de 50 são cancerígenos

- Existe um risco de mortalidade 15% maior em adultos que vivem com fumadores



Chamo a atenção para este tema, porque infelizmente já vi os efeitos que o tabaco causa nas pessoas. Mas atenção. Não sou fundamentalista, ou seja, acho que as pessoas devem ser livres de decidir o que querem fazer das suas vidas. Alerto apenas para os efeitos que o tabaco pode causar e para a realidade dos mesmos. Tenho familiares que já fumaram, já deixaram de fumar e hoje em dia fumam de novo. Sei que é difícil deixar o vício (este e qualquer outro).

Alerto porque o vivi e comprovei.

1 comentário:

nina disse...

Pois é um vício (estúpido) que prende muita gente...infelizmente sei do que falo.