quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ibéria: algo mais que uma ideia?..

Ontem saiu uma notícia no IOL sobre a existência de um país único, sem fronteiras a separar Portugal e Espanha. Este é um tema que cada vez mais vai aparecendo nas notícias diariamente. Começou Saramago por afirmar o seu desejo de uma unificação entre os dois países ibéricos e agora foi o escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte a voltar a falar no tema.

Sem querer manifestar a minha posição definitiva sobre o tema (até porque não a tenho) confesso que vejo algumas vantagens em existir apenas um país unificado. Até porque existem realidades em vários sectores de actividade que já são assim. Na vertente económica é cada vez mais normal a existência de Directores Ibéricos para isto e para aquilo. É cada vez mais normal as empresas estarem organizadas tendo como base um mercado ibérico e não um mercado português e outro espanhol. Para esta vertente a unificação num único país não passaria de uma mera formalização do que se já verifica na prática.

Ainda assim muito teria que ser feito para que essa uniformização se tornasse uma realidade. Especialmente do lado espanhol. Porque apesar de nada ter contra eles, não é menos verdade que eles olham para Portugal com uma assumpção de superioridade que muitas vezes é errada. E aí, nesse aspecto particular, eles teriam que mudar /ceder muito mais que nós portugueses.

Acredito também que um referendo sobre este tema teria resultados surpreendentes. Tanto num país como noutro. Isto apesar de achar que por resultantes de motivações diferentes. Do meu lado não "fecho" a porta a nada. Vou lendo e ouvindo sobre o tema e interpretando as vantagens e desvantagens. Longe de uma posição definitiva, afirmo apenas que uma unificação jamais poria em causa o meu orgulho de ser Português!


Sem comentários: