quinta-feira, 25 de junho de 2009

Stop!

Stop! Quando nos deparamos com este sinal sabemos exactamente o que temos de fazer. Parar! Sabemos que, caso não o façamos, nos sujeitamos, nos expomos a uma situação em que corremos um sério risco de sairmos dela machocados, magoados de forma mais ou menos irremediável. Mesmo quando as circunstâncias são muito tentadoras e nos apetece arriscar sabemos que podemos sair mal da situação ou pior ainda podemos por em risco o bem-estar de outras pessoas.

Também na nossa vida, fora das estradas, nos deparamos com situações em que sabemos "ter" um sinal de STOP à nossa frente. Também sabemos o que temos de fazer, mas por vezes a tentação de não parar é muito grande. Apetece-nos avançar sem olhar para trás, sem pensar nas consequências. Apetece-nos apenas pensar com o coração e esquecer o que, racionalmente, a nossa cabeça nos está a dizer.

O que faço nestas situações é pensar sempre primeiro nos outros. Ajuda a decidir. Jamais farei algo que possa provocar desconforto, tristeza, mágoa a quem não merece. Jamais provocarei uma situação em quem podendo eu beneficiar dela, sei que mais tarde ou mais cedo vai entristecer alguém. Alguém que nos dias de hoje já não me é indiferente.

Sem comentários: