sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bom Fim de Semana

E porque nem tudo é crise, preocupações e tristezas, e porque algo de "novo" e diferente do que é habitual se tem passado comigos nestes ultimos dias vou..."take a walk on the wild side".

Bom Fim de Semana

Um culpado para a Crise...

Facto:

Apesar da crise, os cinco maiores bancos portugueses (CGD, BCP, BES, BPI e Santander Totta) conseguiram lucrar ao todo 1.731 milhões de euros, o que representa um ganho de 4,7 milhões de euros por dia!!!! (in www.agenciafinanceira.iol.pt).

Mesmo assim tiveram quebras significativas nos lucros. Coitados....

Estamos a falar de lucros e não receitas, ou seja, o que sobra depois de todos os encargos que os bancos têm. 4,7 milhões por dia!!!! e se este número representa uma quebra imaginem o que era antes (segundo a noticia 8 milhões por dia).

Por isso não percebo porque surgem outras noticias onde as empresas (e particulares também)reclamam que os bancos não estão a emprestar dinheiro que as permitiria passar melhor por esta crise. Esta situação tem especial impacto no mercado imobiliário. Cooperativas de Habitação estão a pedir insolvência porque os bancos recusam empréstimos quer aos particulares que não conseguem assim comprar casa, quer às próprias cooperativas que necessitam desses empréstimos enquanto não vendem as casas. Ora isto vai tornar-se uma pescadinha de rabo na boca, e jamais se conseguirá sair desta irritante e profunda crise.

O pior é que essas cooperativas têm activos (casas para vender) de valor superior aos empréstimos que já têm nos bancos. Gostava de ver a responsabilidade de vender nos bancos. Queria ver se eles não emprestavam logo dinheiro às pessoas....era logo na hora.

Se nem com o aval do estado lá vai....

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Bom Carnaval

Porque apesar de tudo o dia correu bem, a noite tem sido uma experiência maravilhosa e porque o Carnaval está à porta com direito a férias, deixo-vos esta música para vos acompanhar durante o fim de semana. Para todos vocês amigos virtuais.

Assimilação

Depois de uma segunda-feira angustiante até ao fim, encontro-me em processo de assimilação de todas as novidades recebidas. Se a nível profissional as coisas foram relativamente más ("apenas" deciciram ir ao bolso dos colaboradores, daí o relativo) já a nível pessoal as notícias foram bem melhores e para mim isso é que importa.

Um diagnóstico negativo sobre alguém que nos é muito próximo e que afinal não se confirma na sua totalidade foi uma noticia muito boa e só isso fez-me ver as coisas de forma muito mais positiva. Saíu de cima dos meus ombros o peso do Mundo....

Já no que diz respeito ao trabalho, digamos que estou neste momento a sofrer os impactos da crise Mundial. Num empresa que até tem lucros, com crescimento face ao ano anterior é mais do que natural que é necessário fazer cortes nos benefícios dos colaboradores, não acham? E vá lá, porque na óptica de quem decidiu medidas tão motivadoras, todos deviamos agradecer por manter os empregos!!! Nem mais!! Tudo o que foi conseguido com trabalho ao longo dos anos, desapareceu em segundos.

Em vez de se eliminar as gorduras que efectivamente existem na alta direcção, optou-se pelo mais fácil. Cortar onde é mais fácil. Típico! É o exemplo máximo do aproveitamento da conjutura actual. Como tenho de aceitar (mesmo contra vontade) e até contribuir para a redução de custos proponho as seguintes medidas adicionais:

- Entrar rigorosamente às 9 e sair rigorosamente às 18, tendo como objectivo poupar na luz que se gasta. Isto de ficar depois das 18 e entrar antes das 9 é mau para a empresa pois gasta mais electricidade.

- Puxar o autoclismo em horário marcado com vista a reduzir a despesa da água. O ambiente de trabalho provavelmente sofreria um pouco, mas que se lixe, quem precisa de um bom ambiente de trabalho???

- Acabar com o ar condicionado. Poupamos na luz e melhoramos a "paisagem" (ou não, depende dos casos). No verão vamos todos despidos e no Inverno cada um que leve uma manta para se tapar.

- Por parquímetros no parque de estacionamento da empresa. Faz todo o sentido, quem quer trabalhar que pague o estacionamento. Vários problemas são resolvidos com esta medida. Consegue-se uma nova fonte de receita na empresa para quem decidir continuar a trazer o carro para o emprego, ou então resolve-se o problema do trânsito e do ambiente, pois passamos a vir de transportes públicos. É melhor não falar muito pois esta ideia já anda no ar....

Tenho mais umas ideias mas como alguém pode ver isto vou ficar por aqui. Vou ouvir uma música para ajudar na assimilação.

Feeling: Roubado, Enganado (profissionalmente) mas Feliz (pessoalmente)



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ansiedade

.."Só estou bem aonde não estou, porque eu só quero ir aonde não vou. Não consigo dominar este estado de ansiedade, a pressa de chegar para não chegar tarde...." Tal como António Variações, também eu hoje estou num tal estado de ansiedade que não me consigo concentrar em nada.

Várias notícias são esperadas hoje que vão determinar a minha vida nas próximas semanas e meses. Quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Tudo parece ter sido planeado para que hoje, dia 16 de Fevereiro de 2009, fique na minha história. Como se todas as forças no mundo convergissem para este dia. Ou então é já a minha ansiedade que me está a tomar conta dos meus pensamentos.

Já bebi vários cafés, dois chás, já fumei (!!!) uns cigarritos, mas nada parece resultar. Já ouvi música clássica,já pus Blues e até Dance Music mas nada. E isto só até às 10 horas da manhã. Tenho uma reunião ao meio dia e ainda não preparei nada. Isto não vai correr bem. Aqui no trabalho perguntam-me se estou no mundo da lua tal o meu alheamento...Mal sabem eles.

Alguém tem um remédio para tamanha ansiedade?? É que ainda me dá uma coisinha se não me acalmar. Caramba, sinto o coração bater a 300 à hora. Se alguém souber de alguma coisa por favor avise, de preferencia rápido.

Feeling: Em pulgas!!!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fix you.... (my darling)

When you try your best but you don't succeed
When you get what you want but not what you need
When you feel so tired but you can't sleep
Stuck in reverse.

And the tears come streaming down your face
When you lose something you can't replace
When you love someone but it goes to waste
Could it be worse?

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

And high up above or down below
When you're too in love to let it go
But if you never try you'll never know
"Just what you worth"

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

Tears stream, down on your face
When you lose something you cannot replace
Tears stream down your face and I...

Tears stream, down on your face
I promise you I will learn from my mistakes
Tears stream down your face and I...

(...)

Help me follow the light every moment please.. and please forgive my own foolish will. Lead me every moment please, change me please, forgive me and love me please, even when I go my own way, please don't abandon me and lead me to the light way.

Only you can save me, my little baby.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

17 anos!!!

Foi este o tempo que Eluana Engaro esteve em estado vegetativo desde o acidente rodoviário que a deixou em coma em Janeiro de 1992. 17 anos! 17 anos de sofrimento, de dor, de viver(?) sem esperança... Morreu ontem de noite. E desculpe-me quem ficar ofendido, mas digo finalmente.

Há 10 anos que o seu pai lutava pelo direito à morte assistida, pelo direito de parar o sofrimento de quem amava, ama e amará até ao fim dos seus dias. Mesmo não tendo a sua presença física. Que vida(?) era aquela? Que qualidade de vida tinha ela e os seus familiares? Que legitimidade têm aqueles que defendiam a manutenção de uma condição completamente absurda e precária em termos de saúde e sofrimento?

Temos de ser egoístas ao ponto de queremos manter um corpo físico perto de nós? Mesmo que não passe disso mesmo, ou seja, sem que haja um efectiva relação de proximidade com quem está numa situação como a de Eluana? Se um dia eu estiver na situação de Eluana quero ter o meu direito a morrer. Quero que alguém possa tomar essa decisão sem que por isso possa ser responsabilizado.

Muitos dos que defendem que jamais deve existir o direito à morte assistida perguntam o que faríamos se tivessemos alguém numa situação como a de Eluana. Eu já fiz essa reflexão e sei que por mais dificil que fosse, tomaria a decisão de acabar com o sofrimento da pessoa em causa. Pensaria apenas nos momentos bons que teria passado com essa pessoa. Pensaria nela em primeiro lugar. Digo isto pois acredito e sei que aqueles que amo e estão à minha volta também pensam assim.

Admito, sou "fraco" no que diz respeito a suportar o sofrimento e a dor. Sou daqueles que defendem que a vida jamais deve ser sofrida....Quem sabe um dia eu possa e consiga explicar melhor a génese deste post. Quem sabe um dia a sociedade esteja pronta a falar deste tema sem receios e ideias arcaicas e pré-concebidas.

Mas será que não pensam???

Hoje quando vinha para o meu local de trabalho, assisti a algo que não consigo entender. Chovia cupiosamente, de tal forma que eu mal via os carros à minha frente. Apenas conseguia ver aqueles que tinham a luz de nevoeiro acesa.

Ainda assim, este cenário não impediu uma alminha de fazer um autêntico slalom a uma velocidade espantosa. Ele ultrapassava pela esquerda, depois pela direita, etc., etc., ...até obviamente se despistar e andar às cambalhotas. No meio disto tudo teve a "sorte" de não se partir todo e não atingir mais ninguém. Quando lhe perguntaram porque estava a conduzir assim a resposta foi inacreditável. "Conduzo sempre assim, faça sol ou faça chuva pois tenho (acho que agora é mais tinha..) carro é para andar e estavam todos a andar muito devagar". No comments.

Será que este tipo não pensa nos outros? E na sua família? Que lhe passará pela cabeça quando está ao volante? Infelizmente este é um exemplo de muitos outros que por aí andam e que fazem com que Portugal continue a aparecer pela negativa nas estatísticas de acidentes rodoviarios.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Escapadinha...

Tirei 30 segundos para passar por aqui. Não tenho tempo para mais. Tenho trabalho para dar e vender (o que nos dias de hoje é óptimo). Que semana de cão, que não tenho tempo para mais nada. O pior é que para a semana não se preveem melhoras.....

Fui

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quem quer dançar um tango?

Adoro Gotan Project! Este projecto de tango electrónico (cujo nome deriva do anagrama da própria palavra tango) é simplesmente divinal. Especialmente o album "La Revancha del Tango" de 2001 que me continua a acompanhar. Apesar de esta coisa da dança não ser propriamente o meu forte, aqui vai um convite virtual. Quem quer dançar um tango?



A Felicidade

Depois de uma sexta-feira negra e de um fim de semana muito tempestivo (mesmo em termos metereológicos), decidi voltar a aparecer por estes lados, até porque este meu espaço de retiro, tem-me proporcionado momentos bem alegres e alguns dos quais muito surpreendentes (mas isso fica para um post posterior).

A Moonlover desafiou-me a dizer o que me faz feliz e eu, como até acho piada a esta coisa dos desafios, é obvio que decidi aceitar. Moon, depois de ler as coisas que dizes que te fazem feliz, fiquei indeciso em aceitar o desafio pois na tua lista estão muitas das coisas que também a mim me fazem feliz. Ainda assim adiciono mais algumas. Não é o fechar a lista porque na minha maneira de ver, esta lista nunca pode ser ou estar fechada. As causas da felicidade devem ser infinitas...

Fico feliz:

- quando recebo um abraço apertadinho da minha filha
- quando estou sentado na praia a ouvir as ondas do mar
- estou sentado à lareira em silêncio
- quando vou beber café com os amigos
- quando tenho todas as pessoas que gosto à minha volta
- quando vejo uma criança a brincar
- quando olho para trás e vejo todas as asneiras que já fiz e que me permitiram crescer
- quando vou ver o meu clube jogar (também sofro deste mal...)
- etc, etc, etc,....

Muitas coisas ficaram por dizer, mas se não parar agora, nunca mais acabo o post. E além disso quero desafiar os seguintes amigos a participarem:

- Nina
- Pink
- Ariane
- Rak
- Su
- Lucie

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

1º Prémio


Fui premiado pela Rak e, tratando-se do meu primeiro prémio, fiquei muito contente. Vai para a minha galeria de prémio, que fica ali do lado direito.

Dado que o prazo acabou não posso é dar sequência ao desafio, mas aos meus amigos virtuais que me visitam regularmente fica o meu agradecimento.