segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ano Novo, Hábitos "Velhos"

Chegou um novo ano. Esta época de festas (Natal e Passagem de Ano) é fértil em causar nas pessoas a sensação que tudo nas suas vidas não é assim tão mau e que com a entrada num novo ano as coisas por si só vão mudar. A verdade é que nestas alturas os portugueses continuam-se a endividar como se não houvesse amanhã, a esbanjar recursos que não têem, só por poderem ter (e em alguns casos somente dizer que tiveram) uma passagem de ano aqui e alí com isto e com aquilo. Pior, continuam a existir no mundo crianças a morrer à fome, pessoas que morrem nas estradas de maneira absolutamente estúpida, guerras que começam por tudo e por nada, etc. etc. etc. No fundo novo só mesmo o ano e pouco mais, tudo o resto é o que já tinhamos antes e em alguns casos até em pior situação.

Falando agora por mim, também chego a criar a ilusão que por mudar o ano algo terá que mudar necessariamente na minha vida e no que me rodeia mas, olhando friamente, e se pensar na passagem de ano de 2007 para 2008, vejo que afinal nada de significativo mudou neste ano que findou. Mas a verdade é que se pensar bem, também não fiz muito por isso.

Tendo isto presente e sabendo obviamente que há coisas que não se podem mudar (grande parte das coisas, para ser realista) , este ano não tenho a ilusão de mudar nada. Eu vou mudar alguma coisa. É uma questão de vontade, predesposição e de determinação. Não vou ficar "parado" à espera que a mudança chegue. Eu vou provocar a mudança.

Foi assim que entrei neste 2009. Com vontade e determinação de fazer alguma coisa de diferente, de ser algo diferente. De mudar. Passados 5 dias continuo com este pensamento. Só espero que quando chegar 2010 não olhe para 2009 e veja o mesmo que vejo agora quando olho para o que foi 2008.

4 comentários:

nina disse...

Na verdade, nada muda apenas o tempo passa. Ano novo, vida velha, as resoluções não servem de nada. Tenho a certeza que se conseguir sobreviver a 2009, vou ter aquela (mesma) sensação dos anos anteriores... nada de significativo me trouxe... terei apenas ficado mais velha, mais desgastada e mais cansada. (infelizmente). E o resto é conversa...

moonlover disse...

Blue Moon eu comecei a mudança há uns 3 anos ;^)
e cada inicio eu tenho a sensação de que algo mudou mesmo na vida desde então :^)
ter objectivos é importante para nos motivar,

um beijo novo com desejos de boas mudanças para ti,
moon

Blue Moon disse...

Nina, é exactamente essa sensação que falas (e que me tem acompanhado também ao longo dos anos) que quero que seja diferente no fim deste ano. Mesmo que seja uma coisa mínima, desde que seja algo diferente, ficarei contente.

Blue Moon disse...

Moonlover

isso é óptimo. infelizmente não tenho podido ou conseguido o mesmo para mim. Mesmo tendo objectivos previa e claramente definidos...