quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Facebook um perigo?

Estudo revela que a rede social está a desencadear uma espiral de ciúme e desconfiança

A rede social Facebook coloca os seus utilizadores a par das actividades dos seus contactos, mas também pode ser um veneno para os relacionamentos de casais e, como revela um estudo recente, está a aumentar o ciúme e as tensões entre os seus seguidores, escreve o «La Vanguardia».

De acordo com o departamento de psicologia da Universidade de Guelph, o Facebook pode provocar graves situações de ciúme graças ao fluxo contínuo de informações sobre o que fazemos, de quem somos amigos e em que fotos aparecemos.

«O Facebook permite o acesso a informações que de outra forma não seria possível aceder e, esta informação carece muitas vezes de contexto», disse Amy Muise, uma das responsáveis do estudo da Universidade de Guelph.

O estudo, realizado entre várias centenas de estudantes universitários, dos quais um terço são mulheres, mostrou que o Facebook pode provocar uma espiral de desconfiança. Assim, um comentário banal no perfil do nosso parceiro feito por um contacto do sexo oposto pode levantar suspeitas e levar-nos a vigiar de perto a sua página do Facebook ... apenas para acabarmos por descobrir mais informações suspeitas e sentirmos mais ciúmes.

«Os sentimentos de insegurança sobre o nosso parceiro podem provocar comportamentos curiosos e, no Facebook é muito fácil aceder a essa informação», afirma Muise. Em muitos casos, o «espiado» nem sequer pode controlar o que aparece no seu perfil ou não o consegue fazer com rapidez suficiente.

Muise assinala que os psicólogos e os sociólogos estão a começar a entender como as redes sociais afectam as relações pessoais e cita o caso de uma mulher que descobriu que o seu namorado tinha terminado o namoro com ela porque alterou o seu «status» no Facebook para «solteiro».

(...)

in agenciafinanceira

Desculpem lá, mas é impressão minha ou a conclusão do estudo está totalmente errada? O problema não é o Facebook. O perigo são as pessoas e a utilização que fazem do Facebook, do Hi5 e das outras redes sociais. São as pessoas que usam estas redes para fazerem o que geralmente não fazem. Isto de ouvir dizer que a Internet (para generalizar o conceito) é um perigo tira-me do sério. As pessoas é que não são ou não sabem ser felizes com o que têm e aproveitam-se da Internet para usar como pretexto para fazerem coisas que no fundo lhes apetecem fazer. Não é o Facebook que os obriga a isso.

São as redes sociais facilitadores de situações de ciúmes? Só porque as pessoas querem!! Deixem lá estar o Facebook sossegado porque não faz mal a ninguém.

2 comentários:

Ana Cunha disse...

Aderi ao Facebook há pouco tempo e adiciono contactos com muita cautela pois, de facto, não falta gente doida por aí. É isso que se espera, que as pessoas façam a sua gestão e uma boa utilização de mais uma ferramenta que nos é disponibilizada.
Relativamente aos problemas que causa na vida de um casal, certamente esses problemas não se resumem à utilização do Facebook...

Blue Moon disse...

nem mais. estamos totalmente de acordo.